quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Curiosidades comida de rua

 O Anthony Bourdain, meu ídolo ( e tambem Jamie Oliver e a Nigela) tinha um programa sobre comida de rua. Ele visitava varios paises em busca das suas tradicionais comidas de rua.
Depois de ver esses programas passei a dar mais valor às comidas de rua. Por onde tenho passado, faço questão- se possivel, claro- de comer algo bem típico, de rua.
 É assim que eu acabo conhecendo a essência de cada país.
Diga-me o que comes e te direi quem és ....
Lembro que, antes de irmos morar na Suécia, eu vi um programa dele em Estocolmo. Ele comia uma coisa maravilhosa chamada Tunnbrödsrulle. Nem preciso dizer que não sosseguei enquanto não comi um desses lá.

então, vamos lá.
Aqui estão algumas das curiosidades que encontramos por aqui:

- Como se sabe,  padaria, como conhecemos no Brasl, só mesmo no Brasil. Esse lance de vender de tudo um pouco, com pão francês quentinho, pela manhã e à tarde; sandubas, refeiçoes, a branquinha no fim do dia, é uma coisa cultural, bem brasileira.
Por aqui temos, em cada esquina (sem exagero!) uma loja de conveniência. Na verdade, são apenas duas lojas que dominam tudo: 7-eleven e Oxo. Na hora da comida, entre 12 e 15h, eles vendem tortillas com diversos recheios e salsas, que os trabalhadores compram. De resto, é como conhecemos de loja de conveniência, sem o lance de ter mesas e banquinhos para aquele cafézinho.

Existem algumas panaderias, mas são espaços com alguns pães e muitos,muitos donuts, biscoitos grandes, recheados ou cobertos, empanadas com recheios estranhos (o tal Mole, que um dia vou tentar descrever o que é!)

Na verdade, as pessoas não tem o hábitos de ir à panaderia para comprar pães - o negocio deles é tortillas!
 Nos supermercados tem um setor que os vende e no mercado aqui perto, vende uma baguete formidável e um outro pão que lembra muito o pão francês
 E onde a gente compra o pão nosso de cada dia? Na rua! Sim, existem pessoas que vendem pães na rua. Perto da escola fica uma senhora, com um cesto enorme, que vende um pão tipo o italiano, que é muito bom.  E são pessoas que ficam sempre nos mesmo pontos, nos mesmo horários. Um motorista me disse que quem os abastece são as tais panaderias.

- Pão na mão, quer dizer, no carro, café , se você tiver passado no drive thru de alguma Starbucks no caminho e, jornal. Lembra aquela época em que sempre havia gente vendendo jornal nos semáforos, pela manhã? Aqui é assim. E tem tambem alguns periódicos gratuitos, mas não são lá grandes coisas. Com esse ítens, você está "listo" para enfrentar o trânsito para ir ao trabalho ou deixar as kids na escola.
´
- Bateu uma vontade de comer algo e não quer apelar para uma loja de conveniência, com suas comidas "chatarras"? É só ir até uma rua mais movimentada e vai encontrar barraquinhas que vendem frutas frescas cortadas, em potes de plástico. Os caras cortam as frutas na hora e colocam no pote para você. Parece legal, né? E é, até o dia que você se dá conta de que o balde com agua turva ao lado da barraca, é onde ele lava as frutas e as facas.... Não tem torneira e agua corrente na rua, ne´?

- E se você não teve coragem de encarar o vendedor de frutas, não vai nem querer parar nas barraquinhas deliciosamente cheirosas, que vendem comida na rua ! A comida parece ser bem feitinha, o problema é, digamos, um certo nojo- mais cultural que real- de como a comida é servida: o vendedor pega  um prato de plástico, cobre com um saco plástico e coloca a comida em cima desse prato, coberto com o saco plástico. Lembrando que tudo aqui se come com salsa, muita salsa, que lambuza todo o prato. Ao menos eles te dão colheres de plástico para comer. Quando você acaba, eles retiram o saco plástico do prato, colocam outro e servem outra pessoa...
Isso me faz lembrar do meu pai contando sobre os lugares onde ele tinha que comer, quando foi revisar umas obras no Peru e Equador, há 30 anos atrás. Igualzinho! A única diferença é que, para manusear o dinheiro, hoje em dia eles usam um saquinho plastico nas mão. Naquela época, nem isso...

- Existe uma bebida "muy mucho refrescante" como se diz em Guadalajara, que chama Tejuino. É algo tipo um chá, com limão e mais alguma coisa que não sei ao certo.Sei que é feito com massa de milho, que fica fermentando em uma panela de barro... Estou perseguindo o tiozinho que vende isso em frente `a escola dos meus filhos, porque me disseram que é o melhor da cidade. Ele vem todo dia no verão, no meio da tarde, mas os dias que ele estava eu não tinha $$$. E os dias que eu tinha, estava chovendo muito e ele não apareceu. Mas não saio daqui sem provar!

 

- e o tejuino me leva a outra coisa: Nieve de garrafa.
Se parece com a nossa raspadinha, na consistência; mas é feita de maneira bem artesanal, com agua ou leite e açucar. Depois, já na copinho de servir, eles colocam os tais xaropes que dão os sabores. (E o tiozinho do Tejuino serve com nieve...)


 
 



That's all folks!

Nos vemos!!!