segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Trânsito, carros, semáforos, enfim

Algumas curiosidades sobre o assunto, aqui no Mexico:


  • Existem avisos nas rodovias lembrando ao motorista que as seguradoras não cobrem os danos se for comprovado que, em caso de acidente, o carro estava acima do limite permitido. (Ponto Positivo, né?)
Onibus e Taxi na cidade do Mexico

  • Sabe aqueles cruzamentos imensos que vc fica horas esperando o sinal abrir para poder virar à direita? Aqui, você pode virar à direita mesmo se o sinal estiver fechado. Por um lado, evita que o trânsito se forme em ruas muito movimentadas, por outro lado, os pedestres estão f* porque...
  • Pedestre e nada é a mesma coisa. Nem na faixa de pedestre e nem no farol fechado para carros.
  • Os semáforos são "deitados" e tem várias coisinhas redondas. Aí, no começo vc fica confuso esperando que alguma luz se acenda pra vc seguir em frente; e depois vc segue em frente de qq maneira porque os outros carros atras de vc ameaçam passar por cima!

  • Nos shopping centeres e grandes supermercados, vc pega o ticket na entrada e na hora de pagar, vc utiliza uns caixas eletrônicos, super práticos, que sempre tem troco. Vc coloca seu bilhete, a maquina calcula quanto vc deve de estacionamento, vc insere as notas, ou moedas, recebe o troco e vai embora. Nada daquelas moças paradas catando mosca nos caixas de estacionamento ...(E não me venha dizer que as maquinas tiraram o emprego dessas moças porque para fazer cada maquina, devem trabalhar muitas moças, né? Mesmo que sejam chinesas...)

Taxi em Guadalajara

  • Os caras são folgados. Um dia, na fila da saida de um shopping, vimos uma big caminhonete sair de uma fila, embicar na outra e forçar a passagem até quase bater em um outro carro, só para poder sair primeiro. O cara do outro carro até reclamou, acho que até xingou, mas não pôde fazer muita coisa: era um corsinha X big caminhonete ! Meu marido e eu ficamos com um pouco de medo: vai que o cara é um narco (como eles chamam os traficantes, por aqui)...
  • Os ônibus daqui parecem saidos dos filmes escolares americanos. São pequenos, soltam fumaças, lentos, e claro, ineficientes para a população em geral.
Carro de Policia na cidade do Mexico




E, por último (por enquanto) : Nunca, em hipótese alguma, saia da rodovia principal, para pegar uma outra estrada. Os pais de uma amiga sairam dos EUA e vieram para Guadalajara. Tudo bem até que, faltando 100km para chegar, eles resolveram pegar uma outra estrada para ir a um povoado. Pararam para almoçar e assim que pegaram  a estradinha, duas caminhonetes os cercaram, roubaram todos seus pertences, levaram o carro, deixaram o senhor só de cuecas, e todos sem sapatos, embaixo de um sol pesado. Eles tiveram que caminhar no asfalto quente, com duas crianças no colo (que graças a Deus, os bandidos não levaram - nas palavras da mexicana!)por quase 1 hora para conseguir ajuda.

Mas tambem conheço um casal que viajou de carro pelo mexico e não lhes passou nada.

Na dúvida, fico com a estrada principal. E nunca viajo à noite.

Saludos.

 

Carros e Carrões

Tem cada carrão por aqui!
Carrão não é bem o termo, melhor seria : cada caminhonete !!!!
Nessa foto abaixo, o muro preto tem quase dois metros, só pra ter uma ideia de escala...


Guadalajara é como uma versão rancheira do Mexico, e a sociedade reflete isso no seu modo de vida e de consumo.
Traduzindo melhor.... sabe o Texas? Ou aquele seriado Dallas (do seculo passado)?
Entonces, os caras aqui tem carrões gigantes, caminhonetes e SVU imensas.
Corta!

Vira pra São Paulo.
Trânsito caótico, motoristas mal educados, estressados, carros pretos ou em todas as gamas de cinzas, poucas cores alem disso.

Volta pra Guadalajara.
Trânsito intenso, pouca educação dos condutores e pedestres, ruas mau sinalizadas, caminhonetes brancas dando fechadas.

Opa! Brancas ?
Sim, brancas. Parece que os moradores daqui amam carros brancos. De cada 10, 8 são brancos, 1 é cinza e 1 é vermelho.
Andei perguntando para diferentes pessoas porque tanto carro branco e cada uma me respondeu uma coisa diferente: " Reflete mais o calor"; "É mais fácil de consertar se for batido"; "Branco suja menos que cores escuras".
.

O motivo ao certo eu não sei, mas o fato é que o branco está em toda parte











Quando regressei ao Brasil, vinda da Suécia, eu queria um carro pequeno(a vida toda tinha tido carros como a palio weekend) e preto. Acabei comprando uma Zafira (que era o tamanho de carro que precisavamos com dois labradores, dois filhos  e a ilusão de surfar todo fim de semana), mas pelo menos era preta.
Assim que mudamos para cá eu avisei: quero um carro pequeno e vermelho. Consegui o carro pequeno, mas teve que ser... branco!

Até o inicio das aulas eu pensava que todo mexicano tinha carrão, e branco.
Porem, no primeiro dia de aula, ao passar por uma escola de gente muito rica,  reparei que na rua só tinha aquelas SVU imensas, de marcas maravilhosas tipo Chrysler, BMW, H (nunca sei se é Honda ou Hyundai...), Mercedez, Dodge, etc..mas que 99% eram cinza metálico.
Isso porque a norma geral é não ostentar porque a industria do sequestro é bem ativa por aqui.
Se bem que os seguranças da escola estão sempre armados, com metralhadoras.
E tambem vi muitos seguranças particulares.

Então, concluo eu, talvez os mexicanos normais tenham carros brancos e os ricaços tenham carros cinzas.
Muda a marca e o modelo, mas são todos grandes.
Cada um na sua faixa de renda...
Mas o sonho de consumo é o mesmo:

  TER para parecer SER.
 

Well, eu sou, e não tenho a menor intenção de ter. Tanto que comprei um carro pequeno, bom, e barato.

E saiam da frente porque aqui a lei é a da selva.

Bi-biiiiiii.

Andrea