quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Mãetorista no México



 
Mãetorista.
Ou para quem não sabe o que significa essa palavra: mãe cuja função é levar seus filhos para a escola, ballet, judô, inglês, musica, natação, dentista, medico, etc...
 
Aqui no México eu acrescento mais uma função às inúmeras funções de mãe: planejadora minuciosa das agendas dos filhos.
O quebra-cabeças (ou rompe-cabezas, como eles chamam) é coisa pra profissional.
Vou explicar:
A maioria das escolas pagas – nem precisa ser dessas escolas bilíngues – começam suas aulas às 8h da manhã.
Eu tenho filhos no pré-escolar (PK) e na escola primária.
Para o PK, as aulas acabam as 12h30minh. E não tem atividades esportivas ou culturais na escola, para esses alunos. Tem um “day care” que quebra o galho para as mães que tem filhos na escola primária poderem buscar todos no mesmo horário.
Isso mesmo, as aulas da escola primaria acabam depois, beeem depois: as 14h30minh.
Para os da primária (acima de 7 anos), as escolas oferecem varias atividades esportivas (natação, basquete, atletismo...) e culturais (robótica, coro, desenho, teatro,...) que começam às 15h e seguem até às 16h15min/16h30minh.
Legal, né? Essa garotada precisa gastar energia e ao mesmo tempo usar a imaginação para chegar a casa faminto, cansado e relaxado. Em outras palavras, prontos para nos deixar em paz com o nosso próprio cansaço.

 E a garotadinha da pré-escola? 3, 4 e 5 anos de idade. Eles também têm muita energia, falam pra caramba, tem curiosidade em tudo, não podem ser largados soltos pela casa com o risco de acharem um esmalte e resolverem decorar paredes, ou beber um remédio gostosinho que vc guardou lá em cima do armário – e nem te conto como subiram lá!
Pois é.
A opção adotada por muitas mães é levar seus pequenos para outra “escola’, assim que eles almoçam – entre 14h e 15h, lembram? – para continuarem atividades lúdicas, desenhando, recortando, etc... Esses locais são espaços legais, sem ser exatamente uma escola, e onde as monitoras brincam e divertem a garotadinha.
Também existem opções de aulas de natação, musica, ballet, jazz. Mas sabe que horas essas atividades começam? As 16h!!! E tem aula até as 19h para crianças de 4 anos!

Juro, se meus filhos ficarem na escola até as 16h30min, consigo mantê-los acordados até as 20h, mas eles vão ficar zumbizando, torrando a paciência, desde as 18h. Fazer tarefa, só se fora assim que chegarem porque depois...
Entonces, o meu quebra cabeças ainda envolve as refeições que esses pestinhas farão durante o dia.
Vamos lá:
Aulas começam as 8h
Entre 10h30min e 10h45min, um recreio de 20 minutos (e lanche, mas quem vai querer gastar tempo comendo?).
As 12h30min, para a pré-escola, mais um lanche de 20 minutos. Para a primária: aula!
As 14h30min terminam as aulas da pre e da primaria.
As 15h começam as atividades extracurriculares.

Opa!! Cadê o almoço?

Well, eu já mencionei em outro post sobre os horários malucos das refeições e acho que agora a coisa toda pira de vez – ou eu piro, kkk.
Recapitulando:
07h15min – café da manha
10h30min – lanche
(12h30min lanche pros pequenos)
14h30min – pausa para a comida (30 minutos e deve ser trazida de casa ou comida na cafeteria)
16h30min- acabam os esportes – dá pra fazer uma boquinha antes do jantar
E aí você está se perguntando: Ué, se tem cafeteria na escola, qual o drama?
O drama, meu amigo, é fazer um brasileiro, picky eater, comer tortilhas cheias de gordura, frijoles amassados e misturados com leite e tudo isso banhado com a legitima salsa de tomate, totalmente picante!
Eu já disse que a comida mexicana é pesada, com muita gordura e muito chile. Para os adultos, é uma questão de querer experimentar e se adaptar. Para as crianças, em especial entre 5 e 18 anos!) já é difícil comer o que tem em casa, experimentar coisas novas em casa e se for verde, então, nem pensar!

 A saída é levar um lanche reforçado, ou uma marmita pra eles comerem na escola. E têm muitos alunos que assim o fazem, especialmente os estrangeiros.
Mas vamos combinar: comer de marmita todo dia enche o saco! Da mãe e do filho, né?

 Contudo (só pra não ficar repetindo o “mas”), o nome do post é “Mãetorista” e aí vai o ponto:
As 14h30min almoça com as kids na escola, de marmita.
As 15, acompanha o mais velho para o esporte
As 16h já está em outro lugar da cidade (perto porem com um transito...) para a aula de ballet em uns dias e aulas de musica, em outros- locais diferentes...
Mas o mais velho acabou o treino as 16h15min, deve estar com fome e te espera, de mau humor, até as 17....:30h, quando o ballet/musica, acabou e vc voltou pra escola.
Detalhe: devido aos sequestros de menores, as escolas obrigam aos pais a entrarem na escola para resgatar seus pimpolhos.
Isso significa: nada de parar no portão, dar aquela buzinadinha e esperar o moleque voar pra dentro do carro enquanto os outros carros buzinam.

 E já estou vendo tudo: a pequena vai desmaiar no carro, eu vou ter que achar um lugar para estacionar, vou ter que carrega-la até a escola, vou ter que ajudar o moleque a carregar sua mochila e seu bico de mau-humor e assim seguiremos até o retorno ao lar, lá pelas 18:00, se o trânsito colaborar.

 E eu afirmo: na “latinoamerica,” somos todas mãetoristas.

Só muda a cor e o modelo do carro. Que, aliás, eu ainda nem comprei!!
Como as aulas ainda não começaram, eu tenho uma certa esperança de que essas elucubrações mentais tenham sido em vão e que as coisas sejam um pouco mais fáceis do que aparentam. Ou que eu encontre amigas maravilhosas prontas para um rodízio!

De qualquer maneira, vai ser bem interessante.
Saludos,