quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Mãetorista no México



 
Mãetorista.
Ou para quem não sabe o que significa essa palavra: mãe cuja função é levar seus filhos para a escola, ballet, judô, inglês, musica, natação, dentista, medico, etc...
 
Aqui no México eu acrescento mais uma função às inúmeras funções de mãe: planejadora minuciosa das agendas dos filhos.
O quebra-cabeças (ou rompe-cabezas, como eles chamam) é coisa pra profissional.
Vou explicar:
A maioria das escolas pagas – nem precisa ser dessas escolas bilíngues – começam suas aulas às 8h da manhã.
Eu tenho filhos no pré-escolar (PK) e na escola primária.
Para o PK, as aulas acabam as 12h30minh. E não tem atividades esportivas ou culturais na escola, para esses alunos. Tem um “day care” que quebra o galho para as mães que tem filhos na escola primária poderem buscar todos no mesmo horário.
Isso mesmo, as aulas da escola primaria acabam depois, beeem depois: as 14h30minh.
Para os da primária (acima de 7 anos), as escolas oferecem varias atividades esportivas (natação, basquete, atletismo...) e culturais (robótica, coro, desenho, teatro,...) que começam às 15h e seguem até às 16h15min/16h30minh.
Legal, né? Essa garotada precisa gastar energia e ao mesmo tempo usar a imaginação para chegar a casa faminto, cansado e relaxado. Em outras palavras, prontos para nos deixar em paz com o nosso próprio cansaço.

 E a garotadinha da pré-escola? 3, 4 e 5 anos de idade. Eles também têm muita energia, falam pra caramba, tem curiosidade em tudo, não podem ser largados soltos pela casa com o risco de acharem um esmalte e resolverem decorar paredes, ou beber um remédio gostosinho que vc guardou lá em cima do armário – e nem te conto como subiram lá!
Pois é.
A opção adotada por muitas mães é levar seus pequenos para outra “escola’, assim que eles almoçam – entre 14h e 15h, lembram? – para continuarem atividades lúdicas, desenhando, recortando, etc... Esses locais são espaços legais, sem ser exatamente uma escola, e onde as monitoras brincam e divertem a garotadinha.
Também existem opções de aulas de natação, musica, ballet, jazz. Mas sabe que horas essas atividades começam? As 16h!!! E tem aula até as 19h para crianças de 4 anos!

Juro, se meus filhos ficarem na escola até as 16h30min, consigo mantê-los acordados até as 20h, mas eles vão ficar zumbizando, torrando a paciência, desde as 18h. Fazer tarefa, só se fora assim que chegarem porque depois...
Entonces, o meu quebra cabeças ainda envolve as refeições que esses pestinhas farão durante o dia.
Vamos lá:
Aulas começam as 8h
Entre 10h30min e 10h45min, um recreio de 20 minutos (e lanche, mas quem vai querer gastar tempo comendo?).
As 12h30min, para a pré-escola, mais um lanche de 20 minutos. Para a primária: aula!
As 14h30min terminam as aulas da pre e da primaria.
As 15h começam as atividades extracurriculares.

Opa!! Cadê o almoço?

Well, eu já mencionei em outro post sobre os horários malucos das refeições e acho que agora a coisa toda pira de vez – ou eu piro, kkk.
Recapitulando:
07h15min – café da manha
10h30min – lanche
(12h30min lanche pros pequenos)
14h30min – pausa para a comida (30 minutos e deve ser trazida de casa ou comida na cafeteria)
16h30min- acabam os esportes – dá pra fazer uma boquinha antes do jantar
E aí você está se perguntando: Ué, se tem cafeteria na escola, qual o drama?
O drama, meu amigo, é fazer um brasileiro, picky eater, comer tortilhas cheias de gordura, frijoles amassados e misturados com leite e tudo isso banhado com a legitima salsa de tomate, totalmente picante!
Eu já disse que a comida mexicana é pesada, com muita gordura e muito chile. Para os adultos, é uma questão de querer experimentar e se adaptar. Para as crianças, em especial entre 5 e 18 anos!) já é difícil comer o que tem em casa, experimentar coisas novas em casa e se for verde, então, nem pensar!

 A saída é levar um lanche reforçado, ou uma marmita pra eles comerem na escola. E têm muitos alunos que assim o fazem, especialmente os estrangeiros.
Mas vamos combinar: comer de marmita todo dia enche o saco! Da mãe e do filho, né?

 Contudo (só pra não ficar repetindo o “mas”), o nome do post é “Mãetorista” e aí vai o ponto:
As 14h30min almoça com as kids na escola, de marmita.
As 15, acompanha o mais velho para o esporte
As 16h já está em outro lugar da cidade (perto porem com um transito...) para a aula de ballet em uns dias e aulas de musica, em outros- locais diferentes...
Mas o mais velho acabou o treino as 16h15min, deve estar com fome e te espera, de mau humor, até as 17....:30h, quando o ballet/musica, acabou e vc voltou pra escola.
Detalhe: devido aos sequestros de menores, as escolas obrigam aos pais a entrarem na escola para resgatar seus pimpolhos.
Isso significa: nada de parar no portão, dar aquela buzinadinha e esperar o moleque voar pra dentro do carro enquanto os outros carros buzinam.

 E já estou vendo tudo: a pequena vai desmaiar no carro, eu vou ter que achar um lugar para estacionar, vou ter que carrega-la até a escola, vou ter que ajudar o moleque a carregar sua mochila e seu bico de mau-humor e assim seguiremos até o retorno ao lar, lá pelas 18:00, se o trânsito colaborar.

 E eu afirmo: na “latinoamerica,” somos todas mãetoristas.

Só muda a cor e o modelo do carro. Que, aliás, eu ainda nem comprei!!
Como as aulas ainda não começaram, eu tenho uma certa esperança de que essas elucubrações mentais tenham sido em vão e que as coisas sejam um pouco mais fáceis do que aparentam. Ou que eu encontre amigas maravilhosas prontas para um rodízio!

De qualquer maneira, vai ser bem interessante.
Saludos,



Nenhum comentário:

Postar um comentário