segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Trânsito, carros, semáforos, enfim

Algumas curiosidades sobre o assunto, aqui no Mexico:


  • Existem avisos nas rodovias lembrando ao motorista que as seguradoras não cobrem os danos se for comprovado que, em caso de acidente, o carro estava acima do limite permitido. (Ponto Positivo, né?)
Onibus e Taxi na cidade do Mexico

  • Sabe aqueles cruzamentos imensos que vc fica horas esperando o sinal abrir para poder virar à direita? Aqui, você pode virar à direita mesmo se o sinal estiver fechado. Por um lado, evita que o trânsito se forme em ruas muito movimentadas, por outro lado, os pedestres estão f* porque...
  • Pedestre e nada é a mesma coisa. Nem na faixa de pedestre e nem no farol fechado para carros.
  • Os semáforos são "deitados" e tem várias coisinhas redondas. Aí, no começo vc fica confuso esperando que alguma luz se acenda pra vc seguir em frente; e depois vc segue em frente de qq maneira porque os outros carros atras de vc ameaçam passar por cima!

  • Nos shopping centeres e grandes supermercados, vc pega o ticket na entrada e na hora de pagar, vc utiliza uns caixas eletrônicos, super práticos, que sempre tem troco. Vc coloca seu bilhete, a maquina calcula quanto vc deve de estacionamento, vc insere as notas, ou moedas, recebe o troco e vai embora. Nada daquelas moças paradas catando mosca nos caixas de estacionamento ...(E não me venha dizer que as maquinas tiraram o emprego dessas moças porque para fazer cada maquina, devem trabalhar muitas moças, né? Mesmo que sejam chinesas...)

Taxi em Guadalajara

  • Os caras são folgados. Um dia, na fila da saida de um shopping, vimos uma big caminhonete sair de uma fila, embicar na outra e forçar a passagem até quase bater em um outro carro, só para poder sair primeiro. O cara do outro carro até reclamou, acho que até xingou, mas não pôde fazer muita coisa: era um corsinha X big caminhonete ! Meu marido e eu ficamos com um pouco de medo: vai que o cara é um narco (como eles chamam os traficantes, por aqui)...
  • Os ônibus daqui parecem saidos dos filmes escolares americanos. São pequenos, soltam fumaças, lentos, e claro, ineficientes para a população em geral.
Carro de Policia na cidade do Mexico




E, por último (por enquanto) : Nunca, em hipótese alguma, saia da rodovia principal, para pegar uma outra estrada. Os pais de uma amiga sairam dos EUA e vieram para Guadalajara. Tudo bem até que, faltando 100km para chegar, eles resolveram pegar uma outra estrada para ir a um povoado. Pararam para almoçar e assim que pegaram  a estradinha, duas caminhonetes os cercaram, roubaram todos seus pertences, levaram o carro, deixaram o senhor só de cuecas, e todos sem sapatos, embaixo de um sol pesado. Eles tiveram que caminhar no asfalto quente, com duas crianças no colo (que graças a Deus, os bandidos não levaram - nas palavras da mexicana!)por quase 1 hora para conseguir ajuda.

Mas tambem conheço um casal que viajou de carro pelo mexico e não lhes passou nada.

Na dúvida, fico com a estrada principal. E nunca viajo à noite.

Saludos.

 

Um comentário: